Faz Missão pelos Avós e os Idosos

 

JMJ2023

 

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e as dioceses de Portugal convidam-te a participar num grande movimento nacional que pretende juntar os jovens aos mais idosos. No fim-de-semana de 24 e 25 de julho desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa para que não nos esqueçamos dos avós e de preservar as nossas raízes. Este Dia vai-se assinalar anualmente no quarto domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus.

As datas escolhidas para este desafio “Faz Missão” marcam precisamente o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado a 25 de julho de 2021. O convite é, onde quer que estejamos, olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações.

Veste a t-shirt da JMJ


Para dar visibilidade a este grande movimento de esperança, convidamos-te a vestir a t-shirt da JMJ disponível aqui.

Concretiza o desafio do Papa Francisco e faz-te próximo dos mais velhos


Telefona aos teus avós, conversa à janela com um vizinho mais velho que se encontre sozinho, vai às compras por um idoso que não tenha a família por perto, colabora com o centro de dia da tua paróquia. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença. Em qualquer caso, cumpre todas as medidas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada seguindo sempre as normas da DGS.

Partilha o momento nas redes sociais


Para que possamos levar mensagem a mais pessoas, partilha nas redes sociais uma fotografia ou vídeo da missão que fizeres, utilizando os hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways.

Post Final

 

Disponibilizamos ainda uma moldura para tirares fotografias durante a atividade que promoveres com o teu Comité Organizador Diocesano ou em grupo. A moldura pode ser impressa ou feita manualmente. Podes encontrar abaixo os ficheiros para download.

Moldura completa para impressão – download

Se optares por fazer manualmente:
Parte de cima da moldura para impressão – download
Parte de baixo da moldura para impressão – download

Faz Missão e associa-te ao primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos!